$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A SOCIALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Autor: MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18780
Catalogação:  12/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18780@1

Resumo:
Este artigo apresenta uma revisão conceitual do termo socialização, num exercício constante de interlocução e questionamento que contribuiu para o refinamento teórico na realização da pesquisa que investigou a socialização entre professores em exercício e futuros professores em situações de estágio curricular. Ressalta-se que a investigação dos modos de socialização não pode ser analisada apenas como processo de inculcação, de adaptação do sujeito e sua adequação às exigências postas pelo contexto do estágio. Faz-se necessário analisar buscando o máximo possível de configurações nas relações entre professores e futuros professores, não se restringindo, por um lado, apenas na sociedade, ou por outro, apenas no indivíduo. A socialização é um modo de interação entre os membros de um grupo de valores, de crenças que vão sendo alteradas, ou não, a partir de experiências vividas pelos sujeitos. Assim sendo, pode-se afirmar que o professor partilha de manifestações da cultura na escola com a qual interage constantemente em relação à docência e que é constituída de valores, de conflitos e tensões e o momento do estágio curricular pode ser um espaço rico para se perceber como esse processo ocorre. O desvendamento desse espaço de socialização contribuiu para a compreensão do processo formativo de professores por meio da socialização presente nas relações entre professores em exercício e futuros professores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui