XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A SOCIALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Autor: MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18780
Catalogação: 12/12/2011 Liberação: 12/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18780@1
Resumo:
Título: A SOCIALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Autor: MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI
Nº do Conteudo: 18780
Catalogação: 12/12/2011 Liberação: 12/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18780@1
Resumo:
Este artigo apresenta uma revisão conceitual do termo socialização, num exercício constante de interlocução e questionamento que contribuiu para o refinamento teórico na realização da pesquisa que investigou a socialização entre professores em exercício e futuros professores em situações de estágio curricular. Ressalta-se que a investigação dos modos de socialização não pode ser analisada apenas como processo de inculcação, de adaptação do sujeito e sua adequação às exigências postas pelo contexto do estágio. Faz-se necessário analisar buscando o máximo possível de configurações nas relações entre professores e futuros professores, não se restringindo, por um lado, apenas na sociedade, ou por outro, apenas no indivíduo. A socialização é um modo de interação entre os membros de um grupo de valores, de crenças que vão sendo alteradas, ou não, a partir de experiências vividas pelos sujeitos. Assim sendo, pode-se afirmar que o professor partilha de manifestações da cultura na escola com a qual interage constantemente em relação à docência e que é constituída de valores, de conflitos e tensões e o momento do estágio curricular pode ser um espaço rico para se perceber como esse processo ocorre. O desvendamento desse espaço de socialização contribuiu para a compreensão do processo formativo de professores por meio da socialização presente nas relações entre professores em exercício e futuros professores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |