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Título: A SOCIALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Instituição:  -
Autor(es): MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO SAMBUGARI

Colaborador(es):  - Número do Conteúdo: 18780
Catalogação:  12/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18780@1

Resumo:
Este artigo apresenta uma revisão conceitual do termo socialização, num exercício constante de interlocução e questionamento que contribuiu para o refinamento teórico na realização da pesquisa que investigou a socialização entre professores em exercício e futuros professores em situações de estágio curricular. Ressalta-se que a investigação dos modos de socialização não pode ser analisada apenas como processo de inculcação, de adaptação do sujeito e sua adequação às exigências postas pelo contexto do estágio. Faz-se necessário analisar buscando o máximo possível de configurações nas relações entre professores e futuros professores, não se restringindo, por um lado, apenas na sociedade, ou por outro, apenas no indivíduo. A socialização é um modo de interação entre os membros de um grupo de valores, de crenças que vão sendo alteradas, ou não, a partir de experiências vividas pelos sujeitos. Assim sendo, pode-se afirmar que o professor partilha de manifestações da cultura na escola com a qual interage constantemente em relação à docência e que é constituída de valores, de conflitos e tensões e o momento do estágio curricular pode ser um espaço rico para se perceber como esse processo ocorre. O desvendamento desse espaço de socialização contribuiu para a compreensão do processo formativo de professores por meio da socialização presente nas relações entre professores em exercício e futuros professores.

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