XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO Autor: ICLÉIA SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18698
Catalogação: 18/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18698
Resumo:
Título: UM MODELO PARA CAPACITAÇÃO DOS INSTRUTORES DO SISTEMA CAD PARA VESTUÁRIO E DOS MODELISTAS, COM FOCO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO Autor: ICLÉIA SILVEIRA
Nº do Conteudo: 18698
Catalogação: 18/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18698@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18698
Resumo:
O objetivo principal desta tese é propor linhas mestras para modelo de
capacitação dos instrutores do sistema CAD-Vestuário e dos modelistas
(usuários), que contemple atividades integradas de gestão do conhecimento,
relevantes a seu planejamento e implementação. A base teórica deu ênfase aos
elementos construtivos da gestão do conhecimento que direcionam ao
compartilhamento do conhecimento individual (tácito e explícito) tanto do
modelista como do capacitador. A proposta da pesquisa está pautada na
adequação dos elementos construtivos da gestão do conhecimento indicados por
Probst, Raub, Romhardt (2002). Aplica, também, o modelo desenvolvido por
Nonaka e Takeuchi (1997) para a disseminação, compartilhamento e conversão
dos conhecimentos tácitos e explícitos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de
campo quantitativa que identificou a formação do profissional do setor de
modelagem do vestuário do Estado de Santa Catarina e os softwares mais
utilizados neste setor. Os resultados desta abordagem foram satisfatórios, pois a
maioria das empresas respondeu ao questionário. Os resultados revelaram que a
formação dos modelistas é de nível técnico, o que representa a valorização dos
conhecimentos voltados à prática do trabalho. A maioria das empresas do
vestuário desenvolve a modelagem com o uso da tecnologia computadorizada, e
os sistemas mais utilizados são o sistema Audaces e o sistema Lectra. A partir
destes dados, foi realizada uma pesquisa nas empresas do vestuário (empresários e
modelistas) e nas empresas do software (empresários e instrutores), com foco na
capacitação dos instrutores e dos usuários diretos do sistema CAD/Vestuário, com
vistas à aprendizagem e compartilhamento dos conhecimentos de todos os
envolvidos. Concluíu-se, com base nos principais resultados, que mais da metade
dos modelistas não usa todas as funções do sistema CAD; os instrutores dominam
conhecimentos sobre o software, mas metade deles não sabe modelagem; os
procedimentos para a seleção do instrutor e planejamento da capacitação não são
adequados à interação e compartilhamento de conhecimento entre os
participantes; o conhecimento do modelista fica apenas no âmbito individual
(tácito), não sendo registrado, para tornar-se explícito. Por isso, propõem-se linhas
mestras para modelo de capacitação dos instrutores dos sistemas CAD-Vestuário e
dos modelistas, com base na teoria da gestão do conhecimento.