$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ESCOLA, DISCURSO, MÍDIA E VIOLÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM BELÉM DO PARÁ
Autor: IVÂNIA DOS SANTOS NEVES
LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18672
Catalogação:  16/11/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18672@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18672

Resumo:
Nas duas últimas décadas, os índices de violência em ambientes escolares aumentaram significativamente. Nos jornais de maior circulação na cidade de Belém, na Amazônia, não é difícil encontrar notícias sobre alunos que praticaram atos de violência e nestas matérias, há uma recorrência de conflitos que acontecem em escolas públicas. Esta situação leva, equivocadamente, a acreditar que a violência é uma característica particular destas escolas. O fenômeno da violência, no entanto, como as pesquisas já exaustivamente demonstraram, não é restrito a nenhuma classe social e atinge a sociedade como um todo. Tomando como referência teórica a análise do discurso, mais especificamente as reflexões de Michel Foucault e a partir dos resultados do projeto Manejo de Conflito nas Escolas, desenvolvido por docentes da UNAMA, esta artigo pretende mostrar como a mídia local, uma escola particular de classe média e uma escola pública materializam os discursos sobre a violência na escola.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui