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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCOLA, DISCURSO, MÍDIA E VIOLÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM BELÉM DO PARÁ Autor: IVÂNIA DOS SANTOS NEVES
LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18672
Catalogação: 16/11/2011 Liberação: 16/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18672@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18672
Resumo:
Título: ESCOLA, DISCURSO, MÍDIA E VIOLÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM BELÉM DO PARÁ Autor: IVÂNIA DOS SANTOS NEVES
Nº do Conteudo: 18672
Catalogação: 16/11/2011 Liberação: 16/11/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18672@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.18672
Resumo:
Nas duas últimas décadas, os índices de violência em ambientes escolares aumentaram significativamente. Nos jornais de maior circulação na cidade de Belém, na Amazônia, não é difícil encontrar notícias sobre alunos que praticaram atos de violência e nestas matérias, há uma recorrência de conflitos que acontecem em escolas públicas. Esta situação leva, equivocadamente, a acreditar que a violência é uma característica particular destas escolas. O fenômeno da violência, no entanto, como as pesquisas já exaustivamente demonstraram, não é restrito a nenhuma classe social e atinge a sociedade como um todo. Tomando como referência teórica a análise do discurso, mais especificamente as reflexões de Michel Foucault e a partir dos resultados do projeto Manejo de Conflito nas Escolas, desenvolvido por docentes da UNAMA, esta artigo pretende mostrar como a mídia local, uma escola particular de classe média e uma escola pública materializam os discursos sobre a violência na escola.
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NA ÍNTEGRA |