$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E RUPTURA DO SEGREDO: CONSEQUÊNCIAS PARA AS FAMÍLIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  SUELI BULHOES DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 18558
Catalogação:  24/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18558@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18558@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18558

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as consequências, para a dinâmica familiar, da revelação de abuso sexual intrafamiliar de crianças, em particular no que se refere a sua organização e a seus processos de estabelecimento, manutenção, modificação e rompimento de relações, vínculos e alianças. Sugere, desta forma, uma discussão sobre o abuso sexual intrafamiliar de crianças como síndrome de segredo e adição e como uma forma de manutenção da coesão do grupo familiar, com precipitação de uma crise a partir da ruptura do segredo e deflagração de uma série de intervenções dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD). Para viabilizar a análise das vicissitudes experimentadas pelas famílias, procedeu-se a um estudo qualitativo que, utilizando a técnica da entrevista narrativa, possibilitou o acesso ao discurso familiar enunciado a partir da fala de 03 (três) mães, cujas famílias foram acompanhadas por um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município do Rio de Janeiro no processo de proteção e responsabilização e de reorganização familiar. As entrevistas foram gravadas com a permissão das informantes, transcritas e submetidas à análise de conteúdo na sua modalidade temática. As conclusões apontam para a necessidade de abordagens que compreendam a família como totalidade, incluídos seus vínculos e elementos de coesão, construtivos ou destrutivos, como forma de escapar aos limites impostos por intervenções centradas na díade autor–vítima e de contribuir para o processo de reorganização familiar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui