$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: DOZE PROFETAS OU LIVRO DOS DOZE?
Autor: MARIA DE LOURDES CORREA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18532
Catalogação:  20/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18532@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.18532

Resumo:
Na última década, impôs-se nos estudos bíblicos uma forte tendência a estudar os assim chamados profetas menores não somente cada qual em si mesmo, mas no seu conjunto. Estudos há que, baseados primeiramente em dados da tradição manuscrita, admitem a unidade redacional e teológica destes escritos e preocupam-se em desenvolver esta tese, de modo a demonstrá-la, explicá-la, ordenar cronologicamente os escritos, ou ainda procuram compreender o conjunto como um todo coerente e cada uma das partes dentro deste todo. A questão se realmente estes doze escritos possuem uma unidade é, neste contexto, fundamental, pois é capaz de orientar toda a pesquisa ulterior, com grandes conseqüências hermenêuticas. Pois se não se trata de doze livros, mas de um único livro, então, cada um dos pequenos escritos, seja de Oséias, Amós ou Jonas, por exemplo, deve ser entendido não mais em si mesmo, mas como parte de um conjunto que o ultrapassa. Se, ao contrário, não há uma unidade entre eles, então não teria sentido vê-los interrelacionados, mas a praxe de lê-los individualmente deveria ser mantida. É sobre esta questão que se debruça o presente estudo, que persegue a finalidade de de de apontar alguns elementos – mesmo se introdutórios e provisórios – que permitam alguma orientação neste campo

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui