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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JORNAIS E SITES DE NOTÍCIA: O QUE LEEM (OU NÃO LEEM) FUTUROS PROFESSORES Autor: JOSY FISCHBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18501
Catalogação: 17/10/2011 Liberação: 17/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18501
Resumo:
Título: JORNAIS E SITES DE NOTÍCIA: O QUE LEEM (OU NÃO LEEM) FUTUROS PROFESSORES Autor: JOSY FISCHBERG
Nº do Conteudo: 18501
Catalogação: 17/10/2011 Liberação: 17/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18501@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18501
Resumo:
Esta tese analisa as relações entre futuros professores, estudantes de Ensino
Médio Normal, jornais impressos e sites de notícia. Seu objetivo é saber com que
frequência esses jovens acompanham as notícias através de cada suporte, por que tipo
de informação se interessam e quais publicações e sites são lidos por eles.
Aprofundando essas questões, analisa o impacto que a mídia tem sobre seu dia a dia.
A pesquisa tem como principal referencial teórico os estudos de Roger Chartier,
especialmente no que diz respeito ao que autor chama de Revolução Digital.
Participaram da pesquisa, de bases qualitativa e quantitativa, 253 alunos de nove
escolas estaduais – quatro da cidade do Rio de Janeiro e cinco de municípios da
Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Eles responderam a um
questionário com informações sobre sua relação com os meios de comunicação, suas
práticas de leitura e as de seus pais e amigos, seu futuro profissional, como suas
escolas utilizam a mídia e dados sócio-econômicos. A análise dos questionários
mostra que esse público, em sua maioria, é formado por mulheres de cor parda. Esses
estudantes leem mais jornais impressos do que sites, apesar de terem acesso à internet.
Eles valorizam a informação, pois sabem que estar em dia com as notícias traz
benefícios, como estar mais preparado para o vestibular e protegido dos perigos do
mundo. As notícias que leem estão mais voltadas para interesses pessoais do que
profissionais. Eles acreditam também que a escola é o espaço de discussão sobre a
mídia, mas, a partir de suas respostas, percebe-se que seus colégios não fazem uso
desse instrumento como deveriam – são poucos os que têm acesso livre a jornais e
sites em suas instituições de ensino. Seu contato com os jornais se dá principalmente
em casa, mostrando que os pais desempenham um papel importante nesse processo.