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Título: CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E PAIS E PROFESSORES
Autor: CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18491
Catalogação:  17/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18491@1

Resumo:
Este artigo discute os conselhos escolares, a eleição de diretores e o projeto político pedagógico como instrumentos da gestão democrática em escolas de ensino fundamental, reconhecidas pelo êxito acadêmico comprovado em exames nacionais. Na análise foram consideradas as percepções dos pais e professores destas escolas obtidas através de um survey, entrevistas e questionários, mediados às disposições legais. A análise dos dados evidenciou que a gestão democrática e os correlatos instrumentos de participação não se efetivam plenamente nestas escolas. O empenho dos pais pela qualidade do ensino ministrado, e pela aprendizagem, parece não repercutir na participação na gestão escolar. E, no caso dos professores, a elaboração do Projeto Político- Pedagógico sugere baixo protagonismo, indicando que este instrumento não se constitui como componente central das práticas docentes.

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