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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E PAIS E PROFESSORES Autor: CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18491
Catalogação: 17/10/2011 Liberação: 17/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18491@1
Resumo:
Título: CONSELHOS ESCOLARES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES E PAIS E PROFESSORES Autor: CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 18491
Catalogação: 17/10/2011 Liberação: 17/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18491@1
Resumo:
Este artigo discute os conselhos escolares, a eleição de diretores e o projeto
político pedagógico como instrumentos da gestão democrática em escolas de
ensino fundamental, reconhecidas pelo êxito acadêmico comprovado em exames
nacionais. Na análise foram consideradas as percepções dos pais e professores
destas escolas obtidas através de um survey, entrevistas e questionários,
mediados às disposições legais. A análise dos dados evidenciou que a gestão
democrática e os correlatos instrumentos de participação não se efetivam
plenamente nestas escolas. O empenho dos pais pela qualidade do ensino
ministrado, e pela aprendizagem, parece não repercutir na participação na
gestão escolar. E, no caso dos professores, a elaboração do Projeto Político-
Pedagógico sugere baixo protagonismo, indicando que este instrumento não se
constitui como componente central das práticas docentes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |