$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: EMISSÕES DE POLUENTES POR MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO ETANOL HIDRATADO E GASOLINA COMO COMBUSTÍVEIS: MEDIDAS E MÉTODOS DE CÁLCULO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROGÉRIO SILVEIRA DE QUEIRÓZ

Colaborador(es):  ALCIR DE FARO ORLANDO - Orientador
Número do Conteúdo: 18462
Catalogação:  10/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18462@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18462@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18462

Resumo:
O impacto ambiental causado pela queima de combustíveis por veículos automotivos, atualmente, atua como restrição na especificação de parâmetros de projetos de motores em vários Países. O uso de etanol hidratado no Brasil criou a necessidade de determinar o comportamento das emissões de poluentes sob condições típicas de projeto, auxiliando o estabelecimento de uma política de controle de poluição. Nesta pesquisa, as emissões de um motor monocilíndrico foram medidas, basicamente óxido nítrico, monóxido de carbono e aldeídos. Usou-se gasolina comercial e etanol hidratado como combustíveis. A influencia da taxa de compressão, da relação combustível-ar e da quantidade de água no etanol, na performance do motor e no comportamento das emissões de acetaldeído foi desenvolvido para cálculos em computador digital, concordando bem com os resultados experimentais. Usando este modelo, valores de emissões de poluentes por motores de combustão interna, usando etanol hidratado foram calculados, mostrando uma tendência bem definida que pode ser útil para políticas de controle de poluição.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui