INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GUARDA UNILATERAL COM VISITA LIVRE: UMA ANÁLISE DOS CASOS ATENDIDOS NO ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SANDRA MARIA CYRINO DE ALBUQUERQUE

Colaborador(es):  ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador
Catalogação:  05/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18425@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18425@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18425

Resumo:
A presente dissertação tem por objetivo geral identificar os impactos provocados nas relações familiares quando ocorre determinação judicial da modalidade de Guarda Unilateral com Visita Livre. Quanto aos objetivos específicos, são os seguintes: conhecer os principais fatores que influenciam a escolha na guarda unilateral com visitas livres, abordando as legislações e características pertinentes; identificar as implicações emocionais provocadas pela guarda unilateral no cotidiano do país, contextualizando as características socioeconômicas dos casais de Manaus, que formam a clientela do EAJ; levantar o perfil das famílias com modalidade de Guarda Unilateral com Visitas Livres, atendidas no EAJ, no período de julho a dezembro de 2009. O sistema de guarda unilateral tem por objetivo fazer com que a criança fique sob a guarda de um dos cônjuges, enquanto ao outro é concedido o direito de visita e é atribuída a obrigação financeira para o sustento e educação desses filhos. O foco da pesquisa foi compreender, a partir dos relatos dos pais separados ou divorciados, que praticam a modalidade de Guarda Unilateral com Visitas Livres – que tiveram sentenças expedidas pelo Juízo de Direito das Varas de Família e do Núcleo de Conciliação de Família (TJAM), da cidade de Manaus. A coleta e análise foram feitas em dois momentos: Na fase inicial foi realizado contato com a coordenação do curso de Direito e Coordenação do EAJ, do Uninorte. Depois do levantamento do número total de atendimentos realizados no período descrito, foram selecionados 10% dos casos; esta seleção foi feita de forma aleatória. Num segundo momento, foi utilizada a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. Cabe salientar que os resultados encontrados nesta dissertação respondem ao escopo de pesquisa e possibilitaram algumas respostas sob importantes questões sobre a eficácia da guarda unilateral através do acolhimento do EAJ.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui