$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O JUÍZO PARA ISRAEL: JUDÁ NOS LIVROS PROFÉTICOS
Autor: MARIA DE LOURDES CORREA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18419
Catalogação:  04/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18419@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.18419

Resumo:
O anúncio de juízo não só está presente em todos os livros proféticos, como também ocupa neles parte considerável. É dirigido contra indivíduos, grupos ou nações estrangeiras, mas sobretudo ao povo eleito, Israel ou Judá. Chama a atenção, nesse sentido, que a avaliação posterior da mensagem destes livros documentada, por exemplo, no Sirácida destaque preponderan-temente os aspectos salvíficos de sua mensagem. Com efeito, com exceção de Jeremias (cf. Sir 49,7), lembrado pelas palavras que anunciaram a queda de Jerusalém (cf. v. 6) e por sua missão prevalentemente de anúncio de condenação (cf. Jr 1,10), os outros profetas são sintetizados em sua mensagem de salvação. De Isaías é dito que consolou os aflitos de Sião (Sir 48,24), sem nenhuma menção às suas invectivas contra um povo pecador (cf. v. 22-25); os Doze Profetas são caracterizados como aqueles que consolaram Jacó... resga-taram-no na fé e na esperança (Sir 49,10), aparentemente desconhecendo todas as suas invectivas contra o povo e seus dirigentes. Ezequiel é exposto como quem, apesar de não admitir a intercessão dos justos pelos pecadores (cf. Ez 14,14.20), favoreceu os que seguiam os caminhos retos (Sir 49,8-9).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui