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Coleção Digital
Título: O DINHEIRO ANUNCIADO: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS NO BRASIL Autor: BIANCA LEITE DRAMALI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18405
Catalogação: 03/10/2011 Liberação: 03/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18405
Resumo:
Título: O DINHEIRO ANUNCIADO: UM ESTUDO SOBRE A PUBLICIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS NO BRASIL Autor: BIANCA LEITE DRAMALI
Nº do Conteudo: 18405
Catalogação: 03/10/2011 Liberação: 03/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18405&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18405
Resumo:
Minha pesquisa tem como objeto a narrativa publicitária do dinheiro no Brasil. Para isso, analiso a publicidade brasileira dos serviços bancários. A ideia é buscar entender se há relação entre estabilidade econômica e monetária e discurso publicitário do setor. Quando o dinheiro tem seu valor social estável, como isso se reflete nas narrativas publicitárias dos bancos? Tema rico de possibilidades pelo atual contexto econômico do Brasil, onde o país supera a recente crise econômica mundial de 2008, vive momentos de crescimento e estabilidade econômica, proporciona o surgimento de uma nova classe média, ampliando a gama da população que passa a fazer parte efetivamente da sociedade de consumo. Tal contexto social dá origem a um fenômeno que os bancos chamam de bancarização: aumento da parcela da população que é cliente de bancos. Por essas razões, parece ser bastante pertinente pensar esse tema do ponto de vista acadêmico.