$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TEST-DRIVEN MAINTENANCE: UMA ABORDAGEM PARA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS LEGADOS
Autor: OTÁVIO ARAUJO LEITÃO ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARNDT VON STAA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18385
Catalogação:  29/09/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18385@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18385@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18385

Resumo:
Test-Driven Development é uma técnica de desenvolvimento de software baseada em pequenos ciclos que alternam entre a escrita de testes e a implementação da solução para que os testes sejam aprovados. O desenvolvimento orientado a testes vem apresentando excelentes resultados em diversos aspectos da construção de novos sistemas de software. Maior manutenibilidade, melhoria de design, redução da densidade de defeitos, maior documentação e maior cobertura do código são vantagens que contribuem para a diminuição do custo de desenvolvimento e, conseqüentemente, para a maximização do retorno sobre o investimento obtido quando adotamos a técnica. Todos esses benefícios têm contribuído para que Test- Driven Development se torne uma prática cada vez mais crítica na aplicação de metodologias ágeis no processo de desenvolvimento. Quando avaliamos a técnica, sob a ótica dos muitos sistemas legados existentes, nos deparamos com uma clara incompatibilidade para sua adoção neste contexto. Test-Driven Development parte da premissa de que os testes devem ser construídos antes do código e, quando trabalhamos com legados, já possuímos milhares de linhas escritas e funcionando. Diante deste cenário, apresentamos a técnica, que chamamos de Test-Driven Maintenance, resultado da adaptação de Test-Driven Development para o contexto de legados, detalhamos o processo de adaptação necessário para que chegássemos à forma descrita e realizamos uma avaliação das características da técnica original que se estenderam à técnica adaptada. Buscando obter resultados que fossem, de fato, aplicáveis, produzimos uma avaliação empírica baseada nos resultados obtidos na introdução da técnica em um sistema legado, em constante uso e evolução, de uma empresa do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui