XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CHILDHOOD AND CHILDHOODS: NARRATIVES OF ABANDONMENT IN FICTION AND IN REAL LIFE Autor: CARLA E SZAJDENFISZ JARLICHT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 18368
Catalogação: 28/09/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18368
Resumo:
Título: CHILDHOOD AND CHILDHOODS: NARRATIVES OF ABANDONMENT IN FICTION AND IN REAL LIFE Autor: CARLA E SZAJDENFISZ JARLICHT
Nº do Conteudo: 18368
Catalogação: 28/09/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18368
Resumo:
The present dissertation approaches three axes: childhood, abandonment,
and children’s and adolescent literature. The aim of this paper is to analyze how
child abandonment is presented in children’s and adolescent Contemporary
Literature, determining the impact caused by this kind of literature in helpless
children. Historical and sociologic trajectory studied by the historian Philippe
Ariès and the researches performed by the historians Mary Del Priore and Mary
Luíza Marcílio concerning Brazilian children and abandonment issues are the
connecting threads for the discussion about how to build the concept the
childhood. We propose a cross-sectional segmentation adding the philosophical
contributions of Walter Benjamin about childhood. Concerning literature, four
children’s and adolescent books that deal with the topics studied were chosen for
the analysis: O Praça XV (1981), by Paula Saldanha, Cena de rua (1994), by
Ângela Lago, O menino que não se chamava João e a menina que não se
chamava Maria [a Brazilian fairy tale] (1999), by Georgina Martins, and Uólace
e João Victor (1999), by Rosa Amanda Strausz. The field research included
children and adolescents, who attended the project Ao Encontro dos Meninos e
Meninas em Situação de Rua at São Martinho Foundation, a philanthropic civil
society, located in Lapa, Rio de Janeiro. The methodological approach included
eight reading circles, lasting around 50 minutes each, during 4 months.
It was observed that literature has led boys and girls to deep thinking and
speaking. Changes, dreams, fear of death, abandonment were the topics brought
about and discussed by the participants. Education, school, and family are subjects
present in the children’s speeches considered as solutions for a better and different
life. In the fragments of history brought by the readers we can see feelings and
thoughts that do not belong to the original story. At the same time, these
fragments are related to a collective story.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES |