XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO Autor: THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HUGO FUKS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18366
Catalogação: 28/09/2011 Liberação: 28/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366
Resumo:
Título: SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO Autor: THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
Nº do Conteudo: 18366
Catalogação: 28/09/2011 Liberação: 28/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366
Resumo:
A investigação aqui relatada trata da concepção de elementos estruturantes
para ampliar as oportunidades de intervenção pelo professor em um contexto de
aprendizagem de programação em grupo. A partir de uma série de estudos de caso
com turmas de calouros em cursos de computação, foi desenvolvida a
sistematização de práticas, metodologias e tecnologias em uma abordagem para
apoiar a aprendizagem de programação em grupo, baseada em três frentes de
investigação: pressupostos pedagógicos, ferramentas LMS e métodos de
colaboração. O eixo teórico referente à aprendizagem é a teoria de
desenvolvimento cognitivo de Piaget, aliada a técnicas conhecidas de
programação em grupo utilizadas no ensino de graduação em disciplinas
introdutórias de programação. As ferramentas computacionais são utilizadas para
monitorar e intervir durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto,
ambientes CSCL incentivam a colaboração e regulam as práticas desejadas. Nesta
tese, outras tecnologias, como linguagens para representação de agentes e
identificação de padrões são agregadas a eles para melhorar o acompanhamento e
facilitar a intervenção. Por fim, como método de colaboração, é proposto um
esquema progressivo de aprendizagem de programação em grupo, que auxilia os
alunos a gradativamente adotarem práticas colaborativas na resolução de
exercícios e que pode ser formalizado para incorporação a plataformas
automatizadas.