$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA ABORDAGEM MULTIESCALAR, MULTICRITÉRIO PARA A SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO DA SILVA FERREIRA

Colaborador(es):  RAUL QUEIROZ FEITOSA - Orientador
GILSON ALEXANDRE OSTWALD PEDRO DA COSTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 18290
Catalogação:  20/09/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18290@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18290@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18290

Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é avaliar o impacto relativo da utilização de atributos de forma na segmentação de imagens de diferentes características e classes de objeto distintas. Para tanto, uma extensão do método de Segmentação Multiresolução (Baatz00) foi proposta e implementada, permitindo que vários atributos de forma possam ser considerados no processo de crescimento de regiões. Para se selecionar a métrica usada na avaliação da qualidade da segmentação, oito métricas disponíveis na literatura foram consideradas. O desempenho relativo das oito métricas foi verificado experimentalmente e avaliada a correlação entre este desempenho e a percepção humana da qualidade da segmentação. Na sequência, dez atributos de forma foram selecionados. A qualidade das segmentações realizadas considerando um atributo de forma de cada vez foi então comparada com a qualidade de segmentações baseadas somente na cor. Depois disso o impacto da utilização de pares de atributos de forma no processo de segmentação foi avaliado. Os experimentos foram realizados para quinze classes de objetos distintas presentes em doze imagens representativas de áreas de aplicação diferentes – sensoriamento remoto, microscopia e imagens médicas. Os resultados confirmam a importância dos atributos de forma na qualidade da segmentação e suscitam uma discussão sobre trabalhos futuros.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui