$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ABORDAGEM LINEAR GENERALIZADA PARA ESTIMAR PERDAS NÃO TÉCNICAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FRANCIS ROCHA DE ASEVEDO

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 18163
Catalogação:  29/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18163@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18163@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18163

Resumo:
A necessidade de simular um ambiente de mercado competitivo para incentivar ganhos de eficiência fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estipular metas para indicadores gerenciáveis, dentre eles o nível de perdas não técnicas (PNT’s) das distribuidoras de energia elétrica. Os prejuízos causados pelas perdas não técnicas de energia chegam à ordem de oito bilhões de reais anuais e impactam diretamente nos valores tarifários em exercício. É nesse contexto que a ANEEL, inspirada nas práticas de regulação por incentivo, estabeleceu um modelo econométrico que relaciona o nível aceitável de perdas não técnicas com a complexidade social das áreas de concessão das distribuidoras brasileiras. Entretanto, entidades do setor enxergam no modelo espaços para melhoria nos resultados e na robustez teórica do modelo, com isso, surge a idéia de propor uma abordagem de estimação diferenciada. É importante ressaltar que além da previsão, tem-se por objetivo testar novas variáveis potencialmente relevantes nesta análise, baseadas na recente literatura acerca do tema. O presente estudo demonstra que a variável de interesse, perdas não técnicas, não segue a distribuição normal, sendo assim, buscou-se a verdadeira distribuição dos dados e a modelagem se deu seguindo os arcabouços da abordagem linear generalizada. Os resultados corroboraram a aderência de uma distribuição que pertence a família exponencial (condição para a aplicação da abordagem linear generalizada). Além disso, o modelo proposto obteve boas estimativas, trazendo inclusive novas variáveis importantes para explicar as perdas não técnicas não utilizadas antes em outros estudos sobre estas perdas. O modelo proposto pode ser visto como uma alternativa viável ao modelo praticado pela ANEEL, sendo assim, sua discussão fundamental para o próximo ciclo de revisão tarifária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui