$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O INTERNETÊS: DESCRIÇÃO E USOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TIAGO DA SILVA RIBEIRO

Colaborador(es):  VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Orientador
Número do Conteúdo: 18158
Catalogação:  26/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18158@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18158@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18158

Resumo:
As relações interpessoais são hoje, mais do que nunca, virtuais. E-mails, chats, listas de discussões, Twitter, entre outras ferramentas de comunicação estão em expansão, seja em ambientes profissionais, seja na vida pessoal. Por conta da chamada revolução virtual, muito se fala sobre a linguagem da Internet, porém pouco se faz para descrevê-la e aproveitá-la como fonte de estudos sobre o português atual. Acreditamos que o entendimento da estrutura do internetês seja útil para diversas áreas de pesquisa, como a Linguística de Corpus. Partindo desse pressuposto, esta tese procura descrever os processos de síntese do internetês, a fim de comprovarmos que há regras na formação de abreviaturas e outras palavras que são típicas dessa nova forma de expressão. Encontramos, por meio de uma pesquisa quantitativa, padrões de formação do internetês, o que prova que essa linguagem não se configura como um desvio anárquico da língua padrão. Esses padrões refletem a fonética e a estrutura silábica do português de forma bastante sistemática, demonstrando o conhecimento implícito dos falantes sobre a gramática da língua e sua preocupação em seguir os princípios de comunicabilidade. Encontramos também diferenças quantitativas e qualitativas no uso da abreviação de acordo com o gênero textual em que aparecem. Acreditamos que a maior compreensão sobre os processos do internetês seja importante para o ensino da escrita formal e que sua descrição pode trazer respostas às críticas a essa forma de se comunicar, que advêm tanto de professores quanto de alunos. Por isso, na parte final deste trabalho, sugerimos tarefas que aproveitem a maior atividade de leitura e escrita proporcionada pela grande expansão das comunicações on-line, para alcançar níveis mais sofisticados de letramento. Mais do que descrever as abreviaturas do internetês, sem propor como lidar com elas, tentaremos trazer um novo olhar a estudiosos de diversas áreas que lidam com a linguagem da Internet, a professores e alunos que têm uma visão equivocada sobre essa linguagem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui