XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: YOUTH AND ADULTS EDUCATION AND CULTURAL PLURALITY: THE REALITY OF A SUPPLEMENTARY HIGH SCHOOL Autor: DIANA SAYÃO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 18155
Catalogação: 26/08/2011 Liberação: 26/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18155
Resumo:
Título: YOUTH AND ADULTS EDUCATION AND CULTURAL PLURALITY: THE REALITY OF A SUPPLEMENTARY HIGH SCHOOL Autor: DIANA SAYÃO VIEIRA
Nº do Conteudo: 18155
Catalogação: 26/08/2011 Liberação: 26/08/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18155
Resumo:
This work is a study about the Adults and Youth Education (Educação de
Jovens e Adultos –EJA) in an evening high school equivalency program. We have
chosen one school that is part of this kind of program and we have tried to
understand its functioning under a critic multiculturalism perspective in an
interculturallity vision. Starting with this premise, a qualitative research was
carried out, in fact a case study, in a public school of the state of Rio de Janeiro,
named Colégio Arpoador. The methodological strategies included, besides the
bibliography review, three data collection techniques: observation, documental
analyses and semi-structured interview. The main objectives were to analyze if
Colégio Arpoador’s teachers recognize and work with the heterogeneous reality of
its students, considering their pedagogical practices, the curriculum and the
identity construction, besides identifying the contributions of an intercultural
education for this kind of equivalency program. The results obtained from the
teacher testimonies indicate that they recognize the existence of a great cultural
diversity among students, although this reality seems not to constitute a reference
to their pedagogical practices and the curriculum subject selection. It seems that
teachers don’t experience the intercultural education as a practice, but there is an
effort to understand how it works and how it can be stimulated in daily school.
From the results, the research tried to show the difficulties found in high school
EJA, and also tried to suggest ways to renovate the pedagogical practices, starting
from the principle that intercultural education is a very productive way of giving
multiples benefits for that reality.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 |