XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DOS SISTEMAS DE TROCAS COMERCIAIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING Autor: ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17977
Catalogação: 12/08/2011 Liberação: 12/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17977
Resumo:
Título: A EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DOS SISTEMAS DE TROCAS COMERCIAIS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING Autor: ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Nº do Conteudo: 17977
Catalogação: 12/08/2011 Liberação: 12/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17977@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17977
Resumo:
Esta dissertação estuda, sob a perspectiva do marketing, a exclusão da
população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais ao longo da história.
Usando os três padrões de integração de Polanyi - reciprocidade, redistribuição e
troca de mercado - investiga de que forma o pobre se relaciona com a sociedade e
como interage no sistema econômico. A análise se concentra na Grécia Clássica,
Roma Antiga, Paris Medieval e regiões da Europa Ocidental no início da Idade
Moderna. Os resultados sugerem que os pobres sempre estiveram à margem das
atividades de marketing, excluídos dos processos de troca, sem possibilidade de
manifestar suas necessidades e desejos conforme propõe a teoria do
comportamento do consumidor. Sugere também que o marketing, por ter a
capacidade de fazer o vínculo entre a micro e macro análise, pode contribuir para
o entendimento da exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas
comerciais, tanto em problemas revelados na história quanto em situações
contemporâneas. Portanto, o marketing, quando lida com o comportamento do
consumidor, produz conceitos e análises que ajudam a olhar o pobre como
indivíduo, da mesma forma como considera o consumidor no mundo atual.