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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES PARA CRIANÇAS, O ESTUDO DE CASO DO GAME SPORE Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17939
Catalogação: 09/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17939
Resumo:
Título: ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES PARA CRIANÇAS, O ESTUDO DE CASO DO GAME SPORE Autor: ADRIANA STELLA CHAMMAS
EDUARDO ARIEL DE SOUZA TEIXEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17939
Catalogação: 09/08/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17939@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17939
Resumo:
O tema desta pesquisa é Ergonomia e Usabilidade de Interfaces para
Crianças, o estudo de caso do game Spore, com ênfase na Interação Humano-
Computador (IHC) e o Ergodesign de interfaces centrados no usuário. A pesquisa
justifica-se pela atenção que o mercado de games dedica às crianças e aponta a
relevância do tema. Este trabalho investiga se a existência de ruídos ergonômicos
na comunicação criança-tarefa-máquina em interfaces de games voltadas para
crianças é demasiada e se excessos de cor, elementos e animação dispersam o
usuário de sua tarefa. O estudo também busca o quanto a dificuldade no
aprendizado de utilização dos elementos da diagramação da interface implica
nesta interação e percebe a necessidade de toda a atividade projetual ser centrada
no usuário (a criança). Os sujeitos da pesquisa são crianças de 9 a 11 anos e o
objeto da pesquisa, um game amplamente comercializado e direcionado para
crianças de 10 anos. A metodologia englobou a Avaliação Heurística, Avaliação
Cooperativa, Entrevistas Estruturadas e Escalas de Avaliação. As técnicas
buscaram as opiniões e os problemas apresentados pela interface. Os resultados
comprovaram a hipótese e possibilitaram que os objetivos fossem alcançados. Da
totalidade de crianças que participou deste estudo, 78,38% ficou tão absorta no
game que se esqueceu de cumprir as tarefas e pôde-se concluir que os ruídos
cognitivos e interacionais desviam o usuário da tarefa e que a usabilidade de
interfaces voltadas para crianças deve seguir as recomendações ergonômicas para
otimizar a Interação Criança-Computador.