INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MEDIDAS DE RADIO PROPAGAÇÃO EM 3,5 GHZ EM AMBIENTES URBANOS: ANÁLISE DE PERDA DE PERCURSO E VARIABILIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GLAUCIO LOPES RAMOS

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 1792
Catalogação:  03/08/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1792@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1792@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1792@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1792

Resumo:
O transporte de voz continua crescendo nos sistemas de comunicações atuais, progredindo de um serviço específico numa determinada localização para um serviço mais pessoal, com a grande maioria das pessoas possuindo um telefone móvel. O transporte de dados é a área de maior desenvolvimento que, através da introdução do IP (acesso Internet), irá permitir diversas oportunidades de negócios. Transmissão de dados e outras aplicações serão a chave para novos rendimentos. Diversos serviços, principalmente para transporte IP, têm sido desenvolvidos, operando em freqüências mais altas que a de sistemas celulares atuais. Dentre elas existe uma aplicação específica da banda de 3,5 GHz para sistemas FWA (Fixed Wireless Access). Neste sentido, destaca-se a importância do estudo do comportamento de um sinal eletromagnético na freqüência de 3,5 GHz principalmente em ambientes urbanos. Este estudo foi desenvolvido neste trabalho e constituiu-se de uma campanha de medições de intensidade de campo nesta freqüência específica realizada em dois ambientes de características diferentes dentro da cidade do Rio de Janeiro. Um laboratório de medidas móveis foi montado e o nível de sinal recebido de uma transmissão fixa foi medido em diversas ruas destes ambientes. Resultados de perda de percurso em função da distancia foram obtidos e comparados com os modelos mais usuais de predição de cobertura. Além disto as características de variabilidade do nível de sinal recebido foram também medidas e suas estatísticas comparadas com distribuições de probabilidade conhecidas. Resultados obtidos no trabalho sugerem novos modelos de predição de perda de percurso e novas distribuições estatísticas principalmente para parâmetros sistêmicos como taxa de cruzamento de nível e duração média de desvanecimento.

Descrição Arquivo
CAPA, FOLHA DE ROSTO, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS  PDF
RESUMO, ABSTRACT  PDF
ÍNDICE, LISTA DE FIGURAS, LISTA DE TABELAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui