INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: TRINDADE E MORAL SEXUAL: A NOMEAÇÃO DE DEUS NAS ENCÍCLICAS QUE TRATAM DO TEMA DA SEXUALIDADE, ENTRE O PONTIFICADO DE PIO XI E BENTO XVI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SERGIO GONCALVES MENDES

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Número do Conteúdo: 17902
Catalogação:  04/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17902@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17902@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17902

Resumo:
A partir do Concílio Vaticano II muitos teólogos se dedicaram à tarefa de resgate do significado da revelação trinitária de Deus para a vida cristã. A teologia moral, em particular, recebeu diversas contribuições. De forma especial o desenvolvimento da Cristologia e da Pneumatologia contribuíram para a compreensão de novas implicações éticas do mistério de Deus. Por essa razão, o presente trabalho visa, em primeiro lugar, refletir sobre a importância da Trindade para a Moral Sexual. Nesse aspecto, uma rica possibilidade de renovação da Moral Sexual surge com a diversidade de modelos morais associados a cada pessoa trinitária, tais como o de imitação do Pai, o da filiação, o da fraternidade-sororidade, o da solicitude maternal, o da aliança, o de imitação e seguimento de Cristo, o da nova lei, o da vida no Espírito, o da santificação, etc. Em segundo lugar, considerando as principais encíclicas que tratam do tema da sexualidade, a saber, Arcanum Divinae Sapientiae (Leão XIII), Casti Connubii (Pio XI), Humanae Vitae (Paulo VI), Evangelium Vitae (João Paulo II) e Deus caritas est (Bento XVI), buscamos responder à questão da importância dada à Trindade pelos pontífices nesses documentos. Para isso, nos dedicamos a uma rigorosa análise da nomeação de Deus em cada uma das citadas encíclicas. Por fim, constatamos, que apesar dos significativos avanços, o discurso magisterial acerca da sexualidade ainda carece de uma articulação trinitária. E a partir dessa constatação, apresentamos algumas perspectivas que se abririam a uma moral sexual mais trinitariamente elaborada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui