$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MEDIÇÕES DE CONSUMO E DE DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA: A BASE METROLÓGICA PARA SIMULAÇÃO DE TARIFAS DOS CLIENTES DO GRUPO A
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANTENOR ORALDO CHÁVEZ DÁVILA

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 17886
Catalogação:  29/07/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17886@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17886@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17886

Resumo:
O complexo sistema elétrico brasileiro possui uma série de atores que formam parte de uma cadeia de valores, desde a geração, seguida pela transmissão, comercialização, distribuição até o consumidor final. Da atuação eficiente e responsável de cada um deles depende a excelência da qualidade dos serviços executados sob a supervisão de agências externas envolvidas na legislação aplicável à geração, comercialização e distribuição. Este estudo se concentra no processo relacionado aos dois atores finais: distribuidora e consumidor final. O ponto crítico desse processo é a tarifa que, por um lado, determina o preço pago pelo consumidor à concessionária pelo fornecimento de energia e, por outro, garante o retorno econômico justo dos investimentos por ela realizados para garantir a oferta de serviços de qualidade. Neste contexto, surge a necessidade de uma ferramenta computacional para mensurar o faturamento mensal dos consumidores de acordo com suas necessidades em função dos diferentes determinantes tarifárias, assim definindo a tarifa para as diferentes classes de consumo. O simulador de tarifas desenvolvido e validado baseia-se em um modelo matemático que permite fazer três tipos de simulações: faturamentos entre concessionárias; faturamentos entre postos tarifários, em um momento fixo do ano e comparações dos postos tarifários com base em dados históricos mensais para um determinado período do ano. O resultado das simulações fornece subsídios à tomada de decisão pelo consumidor fornecendo-lhe alternativas em situações específicas quanto à melhor tarifa a ser aplicada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui