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Título: A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
Autor: ILANA ELEA SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
TANIA DAUSTER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 17716
Catalogação:  27/06/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716

Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
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