INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – MANAUS/AM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LENY XAVIER LOUZADA

Colaborador(es):  RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 17709
Catalogação:  22/06/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17709@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17709@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17709

Resumo:
As populações residentes em unidades de conservação de uso sustentável têm sua participação assegurada na gestão da UC, conforme estabelece a Lei nº 9.985/00. Sendo assim, este estudo fundamentou-se na hipótese de que o envolvimento e a participação das populações tradicionais em áreas protegidas são essenciais em todo processo de formação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), visto que, as atividades desenvolvidas por esses moradores estarão reguladas por normas que impactarão na conservação do ambiente natural. Dessa forma, buscou-se averiguar a participação dos moradores da comunidade Nossa Senhora do Livramento na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (REDES do Tupé), e os impactos socioambientais ocasionados pela implementação dessa reserva na vida dessa comunidade. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa. Como método de coleta de informações utilizou-se a entrevista de cunho livre. A análise desta pesquisa para realização da relação homem natureza se apoiou em uma metodologia denominada análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que o êxito da consolidação da REDES dependerá não somente do cumprimento das leis ambientais, mas sobretudo da ação do governo em oportunizar programas de consciência ambiental, atividades sustentáveis, investimentos na educação ambiental, na saúde e no transporte, de forma que os objetivos instituídos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza para as Unidades de Conservação (UC) sejam de fato efetivados e que as populações locais obtenham o maior benefício em bases sustentáveis tornando possível a qualidade de vida tão propagada na Lei nº 9. 985/00.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui