$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE E LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DOS SUPORTES ESTRUTURAIS EM LINHAS DE TUBULAÇÃO EM USINAS NUCLEARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NELLY PIEDAD RUBIO RUBIO

Colaborador(es):  DEANE DE MESQUITA ROEHL - Orientador
Número do Conteúdo: 1769
Catalogação:  26/07/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1769@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1769@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1769@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1769

Resumo:
Este trabalho apresenta uma metodologia para a determinação da localização ótima de suportes em linhas de tubulação de centrais nucleares, visando minimizar o número de suportes empregados. Incorporam-se a esta metodologia os critérios e restrições de projeto descritos em normas e relatórios técnicos específicos para sistemas de tubulações de centrais nucleares. Por exemplo, a localização dos suportes estruturais deve ser efetuada de tal forma que as tensões atuantes nos elementos da linha de tubulação, devido aos vários carregamentos impostos, estejam dentro dos limites especificados no código da ASME- American Society of Mechanical Engineers e da ANSI- American National Standards Institute e que os deslocamentos da linha de tubulação não excedam o valor do deslocamento máximo admissível. A etapa de análise para obtenção dos esforços e deformações é realizada utilizando-se um programa de elementos finitos, KWUROHR, desenvolvido pela Siemens especificamente para análise de tubulações. Empregam-se na modelagem dos tubos elementos de viga. A partir de uma análise preliminar formula-se o problema de otimização topológica com restrições de geometria, tensões e deslocamentos. A solução deste problema se dá empregando-se técnicas de programação matemática, mais especificamente, programação quadrática recursiva. Os esforços e deformações finais são obtidos por meio de nova análise para o sistema otimizado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui