$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SACRALIZANDO OS PROFANOS: ESCRAVIDÃO, CLERO E VIDA SACRAMENTAL CATÓLICA NO BRASIL (SÉCULOS XVIII E XIX)
Autor: CARLOS ENGEMANN
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 17689
Catalogação:  20/06/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17689@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.17689

Resumo:
O mote deste trabalho é o estudo das práticas sacramentais do clero católico em relação aos escravos entre o final do século XVIII e o século XIX. Partindo das fontes, deixadas graças aos assentamentos nominais feitos segundo a prescrição do Concílio de Trento, que reafirmavam não apenas o acesso das pessoas, as cativas inclusive, aos sacramentos, mas que seu registro fosse minuciosamente feito pelo padre responsável, no livro especialmente destinado a isso, buscou-se aferir algo das interpretações do clero católico do papel da população cativa na economia da salvação. Foram analisados textos de clérigos brasileiros do período colonial, que construíram uma prática escravista cristã, confrontando-os com a prática de três sacramentos diferentes: batismo, matrimônio e os rituais que antecedem à boa morte.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui