$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: IGREJA LOCAL
Autor: MARIO DE FRANCA MIRANDA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 17671
Catalogação:  17/06/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17671@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.17671

Resumo:
Podemos tratar da realidade da Igreja Local de dois modos. Primeiramente oferecendo uma exposição de pronunciamentos do magistério da Igreja que determinam de antemão os marcos teóricos da temática segundo, naturalmente, o peso dogmático dos mesmos. Chegamos assim a um texto claro e seguro, bem sistematizado, porém demasiado teórico e idealizado quando confrontado com a realidade eclesial concreta para a qual buscamos uma orientação. A outra modalidade de abordagem, que será a nossa, procura refletir a temática sem prescindir na própria reflexão do contexto real no qual ela acontece. Esta opção dificulta e complica o estudo, mas resulta mais prática e eficaz por ter em consideração os componentes reais da atual situação eclesial, mesmo que não sejam diretamente de cunho teológico. Nossa abordagem se situa na mesma linha de outras elaborações teológicas que buscam responder ao desafio da modernidade ao apontar para a base antropológica das verdades da fé, como do fato da revelação, da pessoa de Jesus Cristo, da manifestação da Santíssima Trindade, da existência dos sacramentos, da realidade complexa que é a salvação cristã, e, por fim, da própria Igreja como realidade humano-divina. Numa parte introdutória examinaremos o nosso contexto atual a partir do qual estudaremos o tema proposto e veremos que pressupostos ele exige para que nossa reflexão seja mais objetiva e isenta. Em seguida exporemos o que constitui a Igreja a partir dos dados da revelação, a saber, os componentes teológicos imprescindíveis para haver Igreja sem mais. Numa terceira parte examinaremos a Igreja como comunidade de homens e mulheres que aceitam a revelação de Deus na pessoa de Jesus Cristo, e o que daí resulta para uma compreensão da Igreja Local. Posto isto poderemos abordar melhor tanto a relação da Igreja Local com a Igreja Universal numa quarta parte, quanto a relação da Igreja Local com os movimentos numa quinta e última parte.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui