$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OTIMIZAÇÃO SOB INCERTEZA PARA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL E TÁTICO INTEGRADO DA CADEIA DO PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADRIANA LEIRAS

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 17652
Catalogação:  15/06/2011 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17652@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17652@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17652

Resumo:
A natureza incerta e os altos incentivos econômicos do negócio de refino são forças motrizes para melhorias nos processos de planejamento das refinarias. Decisões tomadas na cadeia do petróleo diferem principalmente na gama de atividades (integração espacial) e no horizonte de planejamento (integração temporal). O objetivo desta tese é abordar o problema da integração da cadeia do petróleo sob incerteza em diferentes níveis de decisão. Modelos de programação matemática tático e operacional são propostos. O modelo tático maximiza o lucro esperado da cadeia de suprimentos e aloca metas de produção para as refinarias considerando restrições logísticas. O modelo operacional maximiza o lucro esperado de cada refinaria determinando a quantidade de material processada por unidade de processo em um dado período. Ambos os modelos são lineares estocásticos de dois estágios, onde a incerteza é incorporada nos parâmetros dominantes de cada nível (preço e demanda no nível tático e suprimento de petróleo e capacidade das unidades no nível operacional). A integração espacial é discutida no nível tático (considerando a cadeia de suprimentos), enquanto a integração temporal é discutida na interação entre os dois níveis. Duas abordagens de integração temporal são consideradas: hierárquica, onde o fluxo de informações é somente do modelo tático para o operacional, e iterativa, onde há retorno do nível operacional para o tático. Um estudo de escala industrial foi conduzido para demonstrar os benefícios da integração em ambiente estocástico. Resultados são oferecidos no contexto de um estudo usando dados da indústria brasileira do petróleo para demonstrar a eficácia das abordagens propostas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui