XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES Autor: ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17631
Catalogação: 10/06/2011 Liberação: 10/06/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17631
Resumo:
Título: HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES Autor: ADRIANA MARIA RIBEIRO GIL FERREIRA
Nº do Conteudo: 17631
Catalogação: 10/06/2011 Liberação: 10/06/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17631@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17631
Resumo:
O presente trabalho se situa no campo da filosofia da educação e tem como
tema norteador as contribuições que o pensamento hermenêutico pode oferecer
para os debates na área da pedagogia, em especial na reflexão sobre os processos
de aprendizagem e de formação humana. Desta forma, nosso objetivo está em
apresentar de que forma esta corrente de pensamento nos trás uma perspectiva
crítica com relação às teorias de caráter universalista, surgidas na Modernidade,
de modo que possamos problematizar noções fundamentais como a de
subjetividade e a de racionalidade. Concluímos, a partir de nossos estudos, que a
hermenêutica representa não apenas uma alternativa, mas sim uma virada na
compreensão dos processos educativos, uma vez que ela coloca em xeque
pressupostos fundamentais, intrínsecos as idéias de sujeito e racionalidade. Neste
trabalho também procuramos refletir sobre as contribuições que o pensamento
hermenêutico pode trazer no que tange à busca por narrativas não hegemônicas na
educação, de tal maneira que tenhamos em vista uma maior compreensão da
pluralidade discursiva presente nos processos de aprendizado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |