XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH Autor: MARIANA MAIA SIMONI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17549
Catalogação: 26/05/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17549
Resumo:
Título: ACENTOS PERFORMATIVOS NA EXPERIÊNCIA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: UM DIÁLOGO CONSTRUTIVISTA COM RENÉ POLESCH Autor: MARIANA MAIA SIMONI
Nº do Conteudo: 17549
Catalogação: 26/05/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17549@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17549
Resumo:
Esta tese se propõe à construção de uma perspectiva teórica que observe
determinados experimentos teatrais contemporâneos a partir de sua performatividade
e de possíveis deslocamentos entre a atividade teórica e a prática teatral. As
proposições de Hans Ulrich Gumbrecht, bem como as pesquisas da teórica do teatro
Josette Féral – buscando integrar, de forma não dicotômica, pares conceituais como
razão e emoção; mente e corpo; produção de sentido e produção de presença; teoria e
prática – operam como ferramentas metodológicas centrais destas investigações. A
partir de uma moldura teórica sistêmica e construtivista, a tese enfoca o trabalho do
diretor de teatro alemão René Pollesch, e sua inserção ambivalente na cena teatral da
Alemanha do presente ao justapor repertórios teóricos complexos a elementos da
cultura pop. O olhar para estas encenações procura delinear seu lugar muito particular
tanto no sistema teatral quanto literário segundo alguns conceitos pertencentes a
ambos os campos disciplinares, tais como pós-dramático (Lehmann),
performativo (Féral) e pós-moderno.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |