INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AS MÍDIAS DIGITAIS NA E ALÉM DA SALA DE AULA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): TATIANE MARQUES DE OLIVEIRA MARTINS

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 17545
Catalogação:  26/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17545@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17545@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17545

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar as atuações e representações de um grupo de professores, que, em sua prática docente, leva para a sala de aula o uso das mídias digitais, principalmente a Internet, com seus novos recursos. Para tanto, o desenho de pesquisa considerado mais adequado para que a empiria e a teoria estivessem afinadas foi a pesquisa exploratória enriquecida com a netnografia. Num primeiro momento, foi realizado um debate em duas listas de discussão na Web voltadas para educadores, na maioria, blogueiros. Em seguida, aplicou-se a todos os membros dessas duas listas um questionário, que tomou como base o que foi utilizado na pesquisa Mestres na Web. De posse das respostas de ambos os questionários, foram feitas comparações entre os resultados. Simultaneamente à leitura e à análise dos dados do questionário e do debate, realizou-se a pesquisa no material disponível online produzido pelos professores blogueiros e seus alunos. No decorrer da análise, puderam-se distinguir professores pioneiros de praticantes, segundo categoria do projeto europeu ULearn. Constatou-se que há professores, principalmente da rede pública de ensino e, na maioria, acima dos 36 anos de idade, bastante entrosados com as mídias digitais e com projetos acessíveis e concretos para a renovação do processo ensino-aprendizagem. Porém, ainda há resistência de docentes e de instituições que, muitas vezes, investem em equipamentos tecnológicos, mas não estimulam os professores a fazerem um real uso deles. Percebeu-se também que embora os jovens sejam da era digital, ainda sentem dificuldade em lidar com projetos inovadores na escola.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui