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Título: AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM PROJETOS DE ENGENHARIA DE GRANDES EMPREENDIMENTOS
Autor: LUCIANO ASSALIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17539
Catalogação:  24/05/2011 Liberação: 24/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17539@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17539@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17539

Resumo:
O objetivo da dissertação é analisar em que medida a avaliação da conformidade de projetos de engenharia de grandes empreendimentos, conduzidos segundo regime epecista, pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem organizacional pelas entidades envolvidas. No contexto organizacional em que a pesquisa se insere, os objetos de análise são os projetos de três terminais aquaviários a serem operados pela Transpetro: (i) Pecém – Tecem (CE); (ii) Barra do Riacho (ES); e (iii) Ilha Comprida (RJ) e a unidade principal é a Unidade de Implementação de Empreendimentos para Transpetro (IETR) da Petrobras. A metodologia compreende: (i) pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas centrais; (ii) seleção do tipo de caso e delimitação das unidades de caso; (iii) proposição do modelo conceitual; (iv) elaboração do estudo de caso; (v) formulação das conclusões do caso e recomendações para as entidades envolvidas. Destacam-se como resultados da pesquisa: (i) a indicação dos documentos críticos nas fases FEED e executiva dos respectivos projetos; (ii) o mapeamento dos principais erros oriundos da incompatibilização entre as disciplinas envolvidas ou decorrentes do não atendimento a requisitos de normas e regulamentos técnicos aplicáveis; e (iii) a proposição de recomendações para as entidades envolvidas. Como conclusão, a pesquisa indica que o modelo conceitual proposto mostrou-se adequado para os fins a que se destina, constituindo um importante instrumento de gestão que poderá ser disseminado em outros contextos organizacionais de avaliação da conformidade de projetos de engenharia.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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