$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: GRÁFICOS ADAPTATIVOS DE CONTROLE DE PROCESSO POR ATRIBUTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA DE LIMA CESAR

Colaborador(es):  EUGENIO KAHN EPPRECHT - Orientador
Número do Conteúdo: 1747
Catalogação:  24/07/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1747@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1747@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1747@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1747

Resumo:
É importante investigar formas de aumentar a eficiência de gráficos de controle estatístico de processos por atributos, porque o controle por atributos tipicamente exige tamanhos de amostra muito grandes para se obter um tempo rápido de sinalização de desvios no processo, e estes tamanhos de amostra podem ser altamente indesejáveis ou mesmo inviáveis em diversas situações práticas. Os esquemas adaptativos, que consistem em variar um ou mais dos parâmetros do gráfico de controle (tamanho de amostra, intervalo de tempo entre amostras e abertura dos limites de controle) de acordo com a informação precedente fornecida pelo gráfico (isto é, de acordo com a posição do último ponto registrado), proporcionam, para a detecção de desvios pequenos a moderados no processo, uma melhor eficiência que os esquemas tradicionais, de parâmetros fixos. Enquanto que esquemas adaptativos têm sido propostos para gráficos de controle por variáveis, para gráficos por atributos - apesar da necessidade e oportunidade acima mencionada de investigar formas de aumentar a eficiência de gráficos de controle estatístico de processos por atributos - há uma lacuna na literatura, a ser preenchida. Esta é a motivação do presente trabalho, que propõe um esquema adaptativo para gráficos decontrole por atributos, aplicável tanto a gráficos de np como de c, variando todos os parâmetros do gráfico. Desenvolve-se o modelo matemático para cálculo das medidas de desempenho; este modelo foi implementado em uma planilha eletrônica, o que permitiu analisar quantitativamente o desempenho do esquema em uma larga gama de casos, comparando-o ainda com o desempenho de gráficos tradicionais (com parâmetros fixos), e com o de outros esquemas adaptativos, com menor número de parâmetros variando. O esquema proposto mostrou-se sensivelmente mais eficiente na maioria das situações de interesse, respondendo portanto à necessidade, que motivou o trabalho, de buscar formas de aumentar a eficiência de gráficos por atributos. Resultados adicionais do trabalho são: a identificação das situações em que cada esquema é mais eficiente (ou do esquema mais eficiente em cada situação) e conjuntos de valores recomendados para os parâmetros dos gráficos em cada situação. Estes resultados facilitam a operacionalização da ferramenta para uso na prática.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui