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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE MODELAGEM DE DADOS AMOSTRAIS COMPLEXOS - UMA APLICAÇÃO AO SAEB 99 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: MARCEL DE TOLEDO VIEIRA
Colaborador(es): CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 1745
Catalogação: 23/07/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1745
Resumo:
Título: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE MODELAGEM DE DADOS AMOSTRAIS COMPLEXOS - UMA APLICAÇÃO AO SAEB 99 Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: MARCEL DE TOLEDO VIEIRA
Colaborador(es): CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 1745
Catalogação: 23/07/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1745@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1745
Resumo:
A consideração do desenho amostral é fundamental e
indispensável em trabalhos que têm como objetivo a análise
e modelagem de dados selecionados através de desenhos
amostrais complexos. Desta forma torna-se possível a
produção de resultados realmente úteis e confiáveis para os
gestores de políticas públicas. O principal objetivo desta
dissertação é chamar a atenção para a importância da
utilização das técnicas adequadas ao tratamento de
dados amostrais complexos, discutindo também as
conseqüências de sua não adoção. As metodologias adequadas
para a análise de dados amostrais complexos podem ser
agrupadas em duas abordagens. A primeira, denominada de
abordagem agregada, se baseia na incorporação de pesos e
efeitos do plano amostral no ajuste dos modelos
estatísticos. Através da outra abordagem, que é denominada
de abordagem desagregada, a lógica de modelagem é
modificada, incorporando os efeitos devidos à amostragem
complexa. Isto pode ser feito através do uso de modelos
lineares hierárquicos, ou multinível. Os dados analisados
nesta dissertação foram coletados pelo Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 1999. Esta
pesquisa compreende um exame de conhecimentos e um
levantamento sobre condições sócio-econômico-demográficas
de mais de 200.000 alunos, suas escolas, professores e
diretores. A amostra do SAEB 99 foi selecionada a partir de
um plano amostral complexo. O desenho amostral do SAEB 99
considera amostragem aleatória estratificada de unidades
conglomeradas, com múltiplas etapas. A estimação pontual de
estatísticas descritivas a partir de dados amostrais
complexos não apresenta grandes dificuldades na medida em
que se utiliza de forma adequada os pesos na expansão da
amostra. Será ilustrada, através de um exemplo, a
importância dos pesos amostrais na estimação. Será
verificado que sua não adoção no cálculo da média, na
situação em questão, poderia gerar resultados
superestimados. Nesta dissertação serão apresentados
aspectos teóricos das técnicas (adequadas a dados amostrais
complexos) de estimação pontual de parâmetros de modelos de
regressão e de suas respectivas variâncias. Também é
realizada uma discussão sobre o efeito do plano amostral,
intervalos de confiança e testes de hipóteses, e sobre o
pacote SUDAAN. Serão apresentados os resultados da
aplicação das técnicas estudadas. Paralelamente, será
conduzido um estudo dos determinantes da proficiência dos
alunos. Ainda, serão apresentadas e analisadas as
conseqüências de não se considerar o desenho amostral na
estimação dos parâmetros dos modelos e de suas respectivas
variâncias, para o SAEB 99. Será realizada uma
interpretação educacional dos resultados apresentados.
Descrição | Arquivo |
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT |
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SUMÁRIO, LISTA DE ILUSTRAÇÕES,DE TABELAS, DE QUADROS,DE GRÁFICOS, DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 3 (CONTINUAÇÃO) |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
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APÊNDICE |
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