$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O LUGAR DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SUED SILVA DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 17423
Catalogação:  06/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17423@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17423@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17423

Resumo:
A investigação apresentada discute sobre o lugar da pesquisa na formação inicial de professores de Ciências. A questão é analisada em dois níveis: o primeiro verifica de que forma o elemento pesquisa é tratado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, a partir de sua reformulação curricular em 2000. Para isso, utiliza-se da análise documental e de entrevistas com professores e alunos do curso. O segundo nível de análise investiga o pensamento de estudiosos, na área da Educação em Ciências no Brasil, sobre a importância da pesquisa na formação de futuros professores de Ciências. O objetivo foi promover um confronto de ideias oriundas tanto da análise na literatura da área e da experiência prática em um curso de formação de professores; quanto de ideias vindas de pesquisadores em ensino de Ciências no país. Os referenciais teóricos que nortearam este estudo estão relacionados ao paradigma do professor reflexivo sobre sua prática. Os depoimentos coletados nas duas instâncias de investigação apontam a pesquisa como instrumento importante para compreensão do processo de produção de conhecimento pelos licenciandos. As informações obtidas revelaram ainda que há certa incerteza quanto ao papel da pesquisa na formação de futuros professores de Ciências. A análise do projeto curricular do curso e do depoimento de seus professores e alunos revelou uma preocupação maior com a preparação do professor para realizar pesquisas na área das Ciências Biológicas. Já o pensamento de grande parte dos estudiosos considerou que o futuro professor deverá ter um preparo adequado em diferentes tipos de pesquisa, especialmente aquelas voltadas ao contexto escolar. O estudo constatou a necessidade de superação da dicotomia entre pesquisa científica e pesquisa educacional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui