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Título: EXPERIMENTOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE E POSIÇÃO UTILIZANDO O KIT DATAPOOL DE SERVOMECANISMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JORGE ALBUQUERQUE LIMA DELL UOMO

Colaborador(es):  ANA MARIA BELTRAN PAVANI - Orientador
Número do Conteúdo: 17400
Catalogação:  03/05/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17400@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17400

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo, estudar o modo de funcionamento e operação do Kit de servomecanismo DataPool Modelo 2208 (primeira etapa). A partir dos conhecimentos em circuitos elétricos e controle de sistemas demos início à segunda etapa do projeto. Elaboramos quatro experimentos didáticos para serem realizados nas aulas práticas do laboratório da disciplina de Controle e Servomecanismos, cujos títulos e justificativas são: experimento 1 – Sistema de malha aberta, objetivando a familiarização do aluno com o Kit Datapool e observar como um sistema reage ao distúrbio sem nenhum tipo de controle; experimento 2 – Controle de velocidade angular, utilização de um controlador PID físico e observar como o sistema reage a este controlador; experimento 3 – Controle de posição angular, utilização de outro controlador PID físico e observar como o sistema reage a este controlador e finalmente o experimento 4 – Controle de velocidade e posição com aquisição de dados, pela interface de um sistema de aquisição de dados (SAD) observar os controles anteriores (experimento 2 e 3) por um controlador PID digital, o que possibilita a manipulação e alteração dos dados do controlador, como os seus ganhos. Conseguimos pôr em prática os experimentos elaborados, observando o quanto este projeto agregou em conhecimento aos alunos que puderam ter a oportunidade de relacionar com facilidade os aprendizados teóricos com as observações práticas de sistemas físicos.

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