INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O RUMOR DO CORPO NA DERIVA DAS PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O CORPO E A ESCRITA A PARTIR DO TRABALHO DE JUAN DOMINGUEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIA YANEZ SILVA

Colaborador(es):  CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 17220
Catalogação:  06/04/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17220@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17220@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17220

Resumo:
Este estudo propõe uma reflexão acerca das relações entre o corpo e a escrita na coreografia contemporânea a partir dos desdobramentos críticos sugeridos pela obra do artista espanhol Juan Domínguez. Os trabalhos intitulados Todos os bons espiões têm minha idade (2003) e The Application (2005) servem de ignição para esquadrinhar e problematizar esta equação, procurando exprimir a densidade desta questão. O primeiro capítulo examina distintos registros atrelados à prática coreográfica – desenhos, instruções, partituras, notações, e outros rascunhos afins –, assinalando a potência poética deste corpus para além da sua inerente função mnemônica e catalisadora, e expõe o debate crítico sobre a palavra escrita nas práticas artísticas contemporâneas. O segundo capítulo discute as relações entre as práticas coreográficas e a escrita pessoal – concebida, neste contexto, como um repertório que compreende as notas autobiográficas, as cartas, os diários, e outras narrativas análogas – examinando como a experiência cotidiana e a criação artística se afetam reciprocamente. O terceiro capítulo avalia algumas das abordagens do corpo verificadas no âmbito da dança, das ciências e da filosofia recente, evidenciando a emergência de uma perspectiva capaz de apreender o caráter intensivo do corpo e de pensar a escrita como uma prática sensível.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui