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Coleção Digital
Título: EVOLUÇÃO DO MERCADO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: DEMANDA EM FUNÇÃO DA VARIAÇÃO DA TAXA DE JUROS E DO PRAZO DE FINANCIAMENTO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: SANDRA DECCACHE MARTINS
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 17195
Catalogação: 04/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17195@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17195
Resumo:
Título: EVOLUÇÃO DO MERCADO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: DEMANDA EM FUNÇÃO DA VARIAÇÃO DA TAXA DE JUROS E DO PRAZO DE FINANCIAMENTO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: SANDRA DECCACHE MARTINS
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 17195
Catalogação: 04/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17195@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17195
Resumo:
No dia 25 de novembro de 1891 nasceu o mercado automobilístico brasileiro, foi
nesta data que desembarcou o primeiro automóvel no Brasil, adquirido pelo então
jovem Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido como o Pai da Aviação.
O carro era um Peugeot, com motor Daimler a gasolina de 3,2cv e dois cilindros em V.
Foi comprado por 6.200 francos franceses e circulou pelas ruas de São Paulo. Já o
primeiro carro fabricado em terras brasileiras foi um Romi-Isetta, produzido pelas
indústrias Romi na cidade de Santa Bárbara d’Oeste no interior Paulista.
Desde então, esta indústria cresceu e se espalhou por todo Brasil e grande parte
deste crescimento é mais recente, de acordo com dados do RENAVAM, o número de
veículos licenciados no Brasil em 1998 era de 24,4 milhões, dez anos depois, em 2008,
esse valor havia mais que dobrado para incríveis 54,4 milhões. De acordo com o último
relatório anual publicado pela ANEF 1(Associação Nacional das Empresas Financeiras
das Montadoras) o aumento na carteira de veículos financiados nos últimos cinco anos
foi de 270% (com uma taxa média anual de crescimento de 30%). As taxas médias
anuais por sua vez, que em 2004, estavam no patamar de 1,99% a.m. passaram para
1,42% a.m. Os prazos médios tiveram um aumento de 23%, passando de 34 meses para
42. Tudo indica que tanto as taxas quanto o aumento do prazo de financiamento tiveram
um papel importante no crescimento da demanda. O que precisa ser melhor
compreendido é o efetivo impacto das variáveis em questão no crescimento das vendas
de veículos.
Com os números do crescimento do mercado de financiamento de
veículos em mente, parece haver clara correlação entre a redução das taxas de juros e do
aumento do prazo de financiamento com o crescimento da demanda por veículos. O
consumidor brasileiro em geral, é insensível à taxa de juros, fazendo apenas a conta
da parcela. Se o valor da mesma couber no seu orçamento mensal, há uma predisposição
para a assunção da dívida.
É sabido também que a queda da taxa de juros e o aumento do prazo de
financiamento têm influências isoladas. Ao simular um financiamento de R$ 25 mil
reais em 2004 e o mesmo valor para o ano de 2009, utilizando os prazos e taxas médias
daqueles anos, tem-se que as taxas contribuíram para uma queda de 9% no valor da
parcela média, os prazos para uma diminuição de 14%, porém, ambos fazem com que a
mesma caia em 32%.
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