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Avançada


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Título: A INDÚSTRIA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL
Autor: FLAVIO LAWSON PEDRAL SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17175
Catalogação:  01/04/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17175@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17175

Resumo:
O setor de shopping centers no Brasil vive uma fase de forte expansão. Mesmo com a crise mundial ocorrida em 2009, o setor pareceu não ser impactado. Seu faturamento anual alcançou o patamar de R$ 71 bilhões, um aumento de 10% se comparado ao ano anterior, e de 22% comparado ao ano de 2007. Segundo projeção da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Center) para o ano de 2010, o faturamento deve crescer 11% em relação a 2009, totalizando um faturamento de R$ 79 bilhões. O grande boom do setor no mercado brasileiro teve início no ano de 2006, com a abertura de capital de importantes grupos de investidores no mercado, além do surgimento de novos grupos no setor. Para exemplificar, apenas quatro grandes empresas – BRMalls, Iguatemi, Multiplan e General Shoppings – arrecadaram o montante de R$ 2,4 bilhões no lançamento inicial de suas ações no mercado – em inglês IPO. A entrada destes novos players no mercado munidos principalmente de capital oriundo de investidores estrangeiros e com grande apetite para novas aquisições alterou o perfil tipicamente familiar das empresas presentes no setor até então. Se a principal fonte de crescimento das empresas era através da construção de novos empreendimentos, os chamados greenfields, agora é através de fusões e aquisições. Com a presença de empresas capitalizadas e cada vez mais profissionais, espera-se uma nova era no setor, com um investimento ainda maior, e a constante busca de novas tendências no mercado, como, por exemplo, o conceito de shopping boutique, instalação de prédios comerciais e até mesmo de hotéis. Este estudo tem por objetivo fazer uma análise do panorama do setor no mercado brasileiro, analisando como este está distribuído, quais fatores que influenciam seu crescimento e quais prejudicam. Por fim, através dessa análise buscarei ver o potencial de crescimento de cada região do país de acordo com suas respectivas características.

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