INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA ABORDAGEM SENSÍVEL À HISTÓRIA PARA DETECÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEANDRA MARA DA SILVA

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Coorientador
Número do Conteúdo: 17163
Catalogação:  30/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17163@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17163@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17163

Resumo:
A modularização do código pode influenciar diretamente a manutenibilidade de sistemas de software. Por isso, pesquisadores têm proposto mecanismos que visam contribuir com a identificação de potenciais anomalias de modularidade no código. Nesse contexto, um mecanismo baseado em métricas que vêm sendo bastante divulgado são as estratégias de detecção. Comumente, elas são compostas por métricas que consideram apenas propriedades de versões isoladas dos sistemas. Entretanto, estudos recentes relatam que tal abordagem têm se apresentado contraproducente. Nossa pesquisa está relacionada à investigação dos possíveis benefícios de se considerar informações sobre a evolução do código na detecção de anomalias. Nesse contexto, este trabalho propõe um conjunto de métricas e de estratégias de detecção que consideram propriedades históricas do código em evolução. Além disso, uma ferramenta de medição e avaliação para dar suporte à abordagem também foi desenvolvida. Essa ferramenta permite a especificação declarativa de diferentes estratégias de detecção através de uma linguagem específica de domínio. Tal fato atende a necessidades particulares de desenvolvedores na configuração de estratégias e disponinbiliza a pesquisadores um ambiente propício à experimentação de estratégias de detecção. Ainda como contribuição desta pesquisa, é apresentada uma avaliação das estratégias em termos de precisão e revocação em dois sistemas de domínio diferentes. Resultados de estratégias convencionais e sensíveis à história são comparados em detecções de anomalias clássicas, tais como God Class, Divergent Change e Shotgun Surgery em um total de 16 versões desses sistemas. Como resultado desse estudo observou-se que a utilização de informações relacionadas à evolução do código pode trazer importantes contribuições à detecção de anomalias de código.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui