INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PORTO DE ITAGUAÍ COMO HUB PORT PARA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 17136
Catalogação:  28/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17136

Resumo:
A partir do aumento da movimentação de cargas conteinerizadas no mercado sul americano, observa-se um crescimento no tráfego de navios na região costeira do continente e a busca por parte dos armadores e embarcadores por menores custos que viabilizem seus negócios. Este trabalho tem por objetivo propor uma análise qualitativa das vantagens operacionais e financeiras para o estado brasileiro da adoção de um modelo portuário alternativo, baseado em um hub port regional localizado no sudeste brasileiro, região concentradora da maioria da carga que transita no país e na América Latina. A escolha se justifica devido a menor necessidade de investimentos ao se adotar tal estratégia, utilização de condições geográficas facilitadoras, além do melhor aproveitamento da proximidade com boa parte do setor industrial brasileiro e acesso aos mercados internos, tanto por rodovias como por ferrovias, como também de sua posição centralizada quando avaliadas as rotas norte e sul no continente. Adicionalmente, o estudo questiona a tendência de utilização de terminais dedicados a armadores específicos no Brasil frente ao modelo proposto, visto que, com o compartilhamento do hub entre armadores, os riscos associados ao negócio serão menores. A conclusão demonstra que o modelo de hub port não só contribui para promover o desenvolvimento do país, já que estimula a navegação de cabotagem, como também possibilita ao governo e à iniciativa privada direcionarem recursos para outros projetos de infra-estrutura, já que, os investimentos para adequação necessária do terminal portuário escolhido de forma a torná-lo apto ao recebimento de navios de grande porte, são menores se comparados aos necessários para adequação e/ou implantação de diversos outros terminais que poderiam manter sua estrutura atual.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui