$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: LETRAMENTO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE LETRAS DA UEPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 17110
Catalogação:  21/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17110@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17110@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17110

Resumo:
O avanço das tecnologias da informação e da comunicação e o processo de globalização suscitam uma reorganização nos espaços acadêmicos para atender às demandas de uma clientela que vivencia as possibilidades da cultura digital. Com esse pano de fundo e refletindo sobre a inserção do discente em um novo contexto de ensino, esta investigação objetivou a análise da relação entre letramento digital e a formação de discentes. Foi um estudo de abordagem exploratória, de cunho quantiqualitativo, realizado no período de 2008 a 2009, no âmbito do Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará, no campus de Belém, Moju, Paragominas e Vigia. A produção dos dados incluiu a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das licenciaturas da instituição e os dizeres dos discentes por meio da aplicação de questionário, e teve como aporte teórico, as idéias de Pretto (2004), Tardif (2007, 2008), Moscovici (2007) e Jodelet (2001), entre outros. Participaram desse estudo 150 alunos do Curso de Letras, sendo 74 integrantes de turmas do 1° ano (ano letivo de 2008) e 76 prováveis concluintes de 2009. Os resultados permitiram caracterizar o perfil dos discentes e sua familiaridade com as tecnologias digitais, identificar as representações que constroem sobre algumas mídias e a visão que revelam sobre a relação entre o uso dessas tecnologias e a formação que recebem nesta IES. Eles também indicaram que embora a IES registre, nos documentos oficiais, a necessidade do domínio de tecnologias pelos alunos, ele não é priorizado no Curso sob análise, tanto que o panorama não é propício à disseminação do uso do computador como ferramenta para a aprendizagem de processos tecnológicos, pois é percebido apenas como instrumento facilitador das tarefas do cotidiano acadêmico. A pesquisa apontou a necessidade de ampla reflexão sobre concepções que embasam não só a construção do desenho curricular desta licenciatura, bem como princípios que norteiam práticas pedagógicas nesse processo de formação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui