INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: MUDANÇA DISCURSIVA, MEDIAÇÕES E TENSÕES NA DINÂMICA DE PRODUÇÃO DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RITA VILANOVA PRATA

Colaborador(es):  RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 17108
Catalogação:  21/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17108@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17108@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17108

Resumo:
Esta tese discute aspectos relativos à mudança discursiva que vem ocorrendo no campo da educação em ciências, na qual a finalidade de educação para a cidadania assume uma posição central. Com o objetivo de identificar e situar as tensões inerentes a essas mudanças e as perspectivas sobre cidadania que aí se inscrevem, nos debruçamos sobre as relações que se estabelecem nas ações de regulação governamental da produção de livros didáticos para a educação pública brasileira. Para isso, nos apoiamos no arcabouço teórico-metodológico da análise crítica do discurso, perspectiva que considera os textos como integrantes das práticas sociais e busca discernir como os discursos tomam parte e orientam as mudanças. Esta visão enfatiza o caráter socialmente e historicamente situado dos textos e destaca relação dialética entre os discursos e as práticas sociais, ou seja, os textos modulam as práticas sociais, ao mesmo tempo em que são modulados por elas. A proposta metodológica da ACD - no que tange a abordagem das relações discursivas que se configuram nos eventos sociais - opera com o conceito de interdiscursividade e as categorias de discursos, gêneros e estilos, elaboradas a partir do diálogo com as contribuições dos estudos da linguagem desenvolvidos por Bakhtin, Foucault, Halliday e Bernstein e das noções de ideologia e hegemonia. Com base nessa perspectiva analítica abordamos os discursos sobre educação em ciências e cidadania que se inscrevem nos textos do Programa Nacional dos Livros Didáticos, a política governamental de avaliação e compra dos livros didáticos para a educação pública e os textos dos livros de ciências no sentido de apreender os sentidos que a cidadania adquire nesta cadeia de textos. Nossas análises apontam para uma recontextualização dos discursos sobre ciência e cidadania que circulam no campo da educação em ciências no texto do PNLD. Nesse movimento, os debates do campo da pesquisa em educação em ciências são recontextualizados na forma de uma retórica de conclusões, por meio de uma série de prescrições e asserções, adotando uma estratégia comunicativa típica das reformas, baseada na asserção de rupturas e substituições de um modelo por outro, que apagam as tensões inerentes às mudanças. De modo diferente, no caso dos livros didáticos analisados nossas análises apontam que estas tensões estão profundamente marcadas nos textos, o que ressalta o caráter de luta hegemônica entre as práticas estabelecidas e as tentativas de mudança.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui