$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: D-TROPOS : AS FIGURAS DE LINGUAGEM NO DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ISABELA SALDANHA PAIVA DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  LUCY CARLINDA DA ROCHA DE NIEMEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 17083
Catalogação:  15/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17083@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17083

Resumo:
As figuras de linguagem são recursos utilizados para reforçar a expressividade da mensagem ou idéia através construções incomuns de palavras, conferindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. Segundo a Nova Gramática de Celso Cunha as figuras de linguagem também podem ser chamadas de figuras de estilo ou tropos. A hipótese deste projeto é que da mesma forma que as figuras de linguagem verbais conferem essas características ao texto literário, elas também as conferem ao discurso visual. Percebi que a maioria dos comunicadores visuais utiliza sem saber e de modo aleatório os recursos oferecidos pelas figuras de linguagem. Verifiquei, também, que o material didático nesta área é escasso e, algumas vezes, incompleto, tendo em vista que mesmo os grandes teóricos, como Roland Barthes tratam somente de algumas das figuras de linguagem. Por esse motivo resolvi demonstrar, a partir de estudos e por meio de um material referencial didático, que as figuras de linguagem, não somente a metáfora e a metonímia, fazem parte de nossa cultura visual. Esse material poderá ser utilizado tanto no nível acadêmico quanto no nível profissional, tendo em vista importância da linguagem na comunicação visual. As fundamentações teóricas em design necessitam de constantes contribuições, principalmente na área de concretude projetual, onde ainda se observam grandes lacunas a serem preenchidas. Acredito que todo o material didático que possa vir a acrescentar maior entendimento e conceituação em um projeto seja importante para o designer e para os estudantes de design. Assim sendo elaborei um livro a fim de que com ele pudesse colaborar para que aqueles que se interessem pelos estudos da comunicação, pelo design gráfico, possam compreender e utilizar as figuras de linguagem na apreciação e elaboração de projetos de comunicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui