INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AUTORIA DE DOCUMENTOS HIPERMÍDIA ORIENTADA A TEMPLATES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS DE SALLES SOARES NETO

Colaborador(es):  LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 17062
Catalogação:  14/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17062@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17062@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17062

Resumo:
Nos últimos anos, tem crescido a demanda por aplicações hipermídia, as quais relacionam objetos de áudio, vídeo, texto, imagem, etc. no tempo e no espaço. Uma aplicação hipermídia é especificada formalmente em um documento. É comum agrupar um conjunto de aplicações estruturalmente ou semanticamente similares entre si como uma família de documentos. Modelos conceituais para autoria hipermídia são usados como base para a especificação de documentos, mas eles não são satisfatórios para definir famílias de documentos. Este trabalho apresenta um método para a autoria hipermídia baseado na identificação dessas famílias e sua instanciação visando a criação de novos documentos. A principal contribuição deste trabalho é a definição de uma linguagem para a especificação de famílias de documentos, chamada TAL (Template Authoring Language), a qual é empregada no método proposto. TAL se apóia principalmente na extensão do conceito de composição, habitualmente presente em modelos hipermídia. Em TAL, composições podem ser incompletas, com alguns de seus elementos internos propositalmente deixados em aberto e com regras restringindo a forma como esses elementos ausentes podem ser inseridos na composição. Para se chegar a essa linguagem, um estudo empírico foi realizado investigando a aprendizagem e o emprego de Nested Context Language (NCL). A escolha de NCL se deu por ela se basear em um modelo com composicionalidade que pode ser estendido para atender a famílias de documentos, e por ela ser empregada na autoria de documentos hipermídia e passível de ser usada por perfis profissionais diversos e não apenas programadores. Assim, uma terceira contribuição naturalmente decorrente deste trabalho é oferecer diretrizes para a evolução de NCL, em especial aperfeiçoando sua usabilidade.

Descrição Arquivo
CAPA, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui