As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Número do Conteúdo: 17048
Catalogação: 10/03/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
Resumo:
Título: REFLECTIONS ON COMMUNICATIVE PRACTICES AND (RE) CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES IN AN ENGLISH TEACHING INSTITUTION Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Número do Conteúdo: 17048
Catalogação: 10/03/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
Resumo:
This research aims to investigate the communicative practices and the (re)
construction of the professional identities in the implementation of the Pedagogic
Plan in an English teaching institution. For this purpose I base my study upon the
observation of the voices of those involved in this communicative-organizational
process which has changed in recent times due to effects of contemporaneity,
which have influenced several social practices, forcing professionals to (re)
construct their identities. While dealing within a competitive environment in the
Contemporary Era, this institution has been seeking ways to adapt itself to a new
market by offering high quality services in order to increase productivity. These
changes have been altering the patterns of social interaction in its working
context, establishing new educational goals outlined in the Pedagogic Plans and
requiring teachers to perform new identity roles. The demand for a new
professional identity has generated resentment on teachers who feel as if their role
as educators has been depreciated. In this complex environment, there is the need
for an exploratory, investigative and reflexive look, in order to understand what is
happening while it is happening, aiming at contributing to the enhancement of the
quality of the professionals’ and students’ life. Thus I take into consideration: the
concepts of contemporaneity, which bring problems to the working environment
and the organizations, such as English teaching institutes; the socio-constructivist
notions of identity; and the performance of Applied Linguistics in professional
contexts, based on Interactional Sociolinguistics and on the Bakhtinian concepts
of language.
Descrição | Arquivo |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 |