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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS Autor: ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17048
Catalogação: 10/03/2011 Liberação: 10/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
Resumo:
Título: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS E A (RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE INGLÊS Autor: ADRIANA LUCIA DE ESCOBAR CHAVES
Nº do Conteudo: 17048
Catalogação: 10/03/2011 Liberação: 10/03/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17048
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas comunicativas e a (re) construção de identidades profissionais no processo de implementação do Plano Pedagógico, em uma instituição de ensino de inglês. Coloco em foco as vozes dos participantes desse processo comunicativo-organizacional, as quais enunciam profundas transformações naquele ambiente de ensino, associadas aos efeitos da modernidade tardia, cujos impactos vêm-se refletindo em vários aspectos das práticas sociais e exigindo a (re) configuração das identidades dos seus profissionais. Inserida no contexto competitivo contemporâneo, a instituição em estudo vem buscando meios para adaptar-se a um novo mercado, através da oferta de serviços de alta qualidade, com vistas à maior produtividade. As transformações causadas têm alterado os padrões sociais de interação nesse contexto de trabalho, estabelecendo novas metas educacionais descritas nos Planos Pedagógicos e exigindo dos professores o desempenho de novos papéis identitários com características mercantilizadas. Isso gera ressentimento por parte dos professores, que sentem sua função de educador desvalorizada. Nesse contexto de conflito de valores, surge a necessidade de um olhar exploratório, investigativo e reflexivo, a fim de se entender o que está acontecendo, enquanto está acontecendo, para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e alunos. O arcabouço teórico foi contruido a partir de conceitos da modernidade tardia e da contemporaneidade, problematizando o mundo do trabalho e as instituições de ensino de inglês em particular. O presente estudo se insere na Linguistica Aplicada, estudando a linguagem articulando noções advindas da Sociolinguística Interacional e da perspectiva bakhtiniana de linguagem.